Também conhecido como Marketing Online, o Marketing Digital democratizou o empreendedorismo, pois além das grandes empresas, também está ao alcance de qualquer pessoa comum. O Marketing Digital encurtou a distância entre empreendedores e potenciais clientes. Transformou milhares de negócios, e pode tornar-se o seu.
Marketing de conteúdo foto criado por ijeab – freepik.com
Em todo o mundo, podemos encontrar exemplos de pessoas comuns transformadas em empreendedores online de sucesso.
Marketing Digital é muito mais do que simplesmente o marketing comum aplicado à internet.
Abrange as estratégias e meios pelos quais, ao invés de competir pela atenção do cliente, atrair a atenção pela própria iniciativa do potencial cliente. No Marketing Digital não colocamos o produto em primeiro lugar, mas tentamos captar o interesse do cliente simplesmente agregando valor, embora de forma relacionada ao produto.
Pode ser executado em grande parte de graça ou quase de graça, tornando-o disponível para qualquer pessoa.
Com o Marketing Digital o foco deixa de ser levar o produto de forma intrusiva para muitas pessoas, a maioria das quais nem estão interessadas nele, e passa-se a atrair somente as pessoas que estão interessadas em um produto, pela própria vontade delas.
O papel do marketing digital é, por meio das possibilidades das mídias digitais, agregar novas estratégias que alcancem uma melhoria drástica no objetivo final de realizar ou aumentar as vendas e os lucros. Quer seja uma empresa já existente que esteja iniciando com sua presença online, quer seja alguém comum querendo começar a empreender.
Não muito tempo atrás, fazer com que um grande número de clientes em potencial visse seus produtos, se você não fosse uma marca conhecida com um grande orçamento de publicidade, era um esforço econômico inacessível para um pequeno empresário ou empreendedor iniciante.
Hoje em dia, com um blog, redes sociais ou um simples canal no YouTube você pode alcançar milhões de pessoas praticamente de graça, se aprender a fazer, e colocar um pouco de criatividade e o trabalho necessário.
Um dos maiores benefícios do Marketing Digital ou Marketing Online é que você pode localizar seus potenciais clientes de forma certeira, com precisão, alcançando apenas as pessoas certas, sem incomodar aquelas que não se interessam em determinada campanha ou produto.
Dois fatores são a base desta precisão:
1. As pesquisas: Quando alguém faz uma pesquisa de um produto ou serviço em um buscador como o Google ou em uma rede social como Facebook, esta pesquisa reflete o interesse da pessoa. Muitas vezes esta busca reflete uma intenção de aquisição de conhecimento ou de compra muito específica (por exemplo: “telefones celulares 5G”, “máquina de lavar roupas de 7Kg”, “exercícios para perder peso”, “como ganhar dinheiro na internet” ou “como criar um negocio online”).
2. Dados pessoais na internet: Estes dados de pesquisa, nas mãos de empresas com bilhões de usuários como por exemplo o Google e o Facebook, tornam-se banco de dados de Marketing Digital incrivelmente poderosos. Para se entender o poder destas informações, basta observar por exemplo que o Facebook tem atualmente 2,94 bilhões de usuários, ou seja, quase um terço da população mundial. Já o Google processa diariamente mais de 5 bilhões de pesquisas de pessoas do mundo inteiro.
O Marketing Digital visa utilizar estes poderosos bancos de dados a seu favor. Permite oferecer não produtos aleatórios, mas sim os produtos que as pessoas estão mais procurando. Permite oferecer estes produtos não para pessoas aleatórias mas para as pessoas que os estão procurando.
Para entender mais sobre o poder destes bancos de dados, veja por exemplo que dos usuários o Facebook guarda os dados demográficos básicos como local de residência, idade, gênero, mas também guarda informações muito precisas dos interesses destes usuários. Não apenas dos interesses informados pelos usuários, mas também e principalmente os interesses deduzidos a partir do comportamento de seus usuários.
Por exemplo, se o usuário tem aberto com frequência conteúdos sobre “dietas para perder peso” ou “telefones celulares 5G”, ou se o usuário tem dado com frequência “likes” para postagens relacionadas com estes temas, isso fornece para o Facebook uma indicação muito precisa sobre o que o usuário está interessado em um determinado momento. Isso permite uma segmentação de mercado muito precisa para serem usadas em campanha de anúncios.
Digamos que um anunciante, por exemplo a Samsung, queira iniciar uma campanha publicitária de um novo modelo de telefone celular. Através do Facebook Ads este anunciante poderia direcionar a campanha diretamente para as pessoas que já haviam demonstrado interesse neste produto antes mesmo de seu lançamento.
Uma analogia sobre o poder desta forma de marketing. No Marketing Tradicional (anúncios em jornais, rádio ou televisão por exemplo) seria similar a investir milhões de reais para distribuir panfletos aleatoriamente para todas as pessoas na expectativa de que algumas se interessem. No Marketing Digital pode ser investido muito menos entregando estes panfletos somente para as pessoas que já haviam previamente demonstrado interesse em recebê-los.
Enquanto o Marketing Tradicional é possível apenas para empresas com muito dinheiro para investir, o Marketing Digital está ao alcance das pessoas comuns.
O Marketing Digital proporciona então uma maior segmentação e precisão, permite, em suma, realizar campanhas muito mais eficazes com menor custo, pois reduz bastante o público-alvo de cada campanha específica.
O Marketing Digital torna possível aproveitar os espaços publicitários disponíveis para os usuários de uma forma muito mais eficaz, evitando desperdiçá-los com anúncios que não lhes interessam. Com isso cansamos muito menos os usuários evitando aquele bombardeio de anúncios irrelevantes e, portanto, irritantes.
– Custos mais baixos
– Maior Eficiência
– Maiores conversões (% de clientes potenciais que acabam comprando)
– Maior confiança no anunciante (o cliente se sente muito menos invadido porque a relevância das informações que recebe é muito maior, o que também aumenta a confiança na marca e melhora sua reputação)-
O Marketing Digital, por ser feito no meio digital, facilita a implementação de medições de resultado de sua campanha.
Ferramentas online como Google Analytics, bem como as ferramentas da própria plataforma escolhida para sua campanha, permitem acompanhar de forma precisa como os potenciais clientes reagem à campanha. Proporcionam informações em tempo real sobre as visitas no seu site ou blog, os cliques nos anúncios, a porcentagem de conversões em vendas.
Este tipo de ferramentas não são mais exclusivas para empresas de enormes orçamentos para marketing, pois estão disponíveis para qualquer empreendedor iniciante ou pessoa comum.
Há outras ferramentas, mas só para citar exemplos, duas das mais importantes e úteis como o Google Analytics e o Google Search Console são totalmente gratuitas.
Empresas de médio e grande porte: Grande potencial de melhoria para empresas que já possuiam orçamento para ações de marketing.
Empresas de pequeno porte: Abre as portas para o mundo do marketing e do crescimento para pequenas empresas que não tinham orçamento suficiente para ações de marketing tradicional.
Novos empreendedores: Abre uma excelente oportunidade que antes não existia. As poderosas ferramentas de Marketing Digital a custo quase zero viabiliza projetos que antes seriam quase impossíveis.
O Marketing Digital pode ser a grande oportunidade de realizar aquele sonho que nunca saiu do papel. Por ser no meio online, permite combinar seu atual trabalho com um projeto paralelo de empreendedorismo pessoal realizado de dentro de sua própria casa.
Não é necessário deixar seu trabalho como empregado para colocar isso em prática. Não há mais risco do que perder uma quantidade de horas e uma quantidade reduzida de dinheiro investido.
Nunca empreender por conta própria foi tão viável como agora, com tantas oportunidades e tão pouco risco. Afinal, o que é o risco de perder algumas horas (muitas das quais seriam desperdiçadas com coisas supérfluas) e uma quantidade pequena de dinheiro investido, diante da chance de criar um negocio que pode mudar sua vida?
Fique de olho no nosso blog que sempre traremos conteúdo de qualidade e dicas preciosas para ajudar a tirar seu sonho do papel. Te convidamos a acompanhar nossos próximos artigos.
Se o tempo para pesquisas é muito limitado ou a pressa é muito grande, uma alternativa interessante é adquirir treinamentos para criação de negócios online. Há diversos bons treinamentos no mercado, com diferentes faixas de preços (para todos os bolsos) e diferentes níveis de qualidade e de abrangência.
Há treinamentos muito completos, como por exemplo este que indicamos logo abaixo, que começam do zero para quem não tem nenhum conhecimento prévio sobre Marketing Digital ou negócios online, que ensinam tudo o que é necessário aprender, e vão além disso, ensinam até mesmo a você mesmo criar seu próprio site para iniciar seu empreendimento online, sem necessidade de nenhum conhecimento prévio, sem a necessidade de contratar um web designer profissional, tudo com suas próprias mãos. Um treinamento assim pode economizar horas, dias, meses de pesquisas, e acelerar seus planos. Fica a dica 🙂
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |