A ideia original de “publicação periódica e regular de artigos breves sobre determinado assunto, desde temas específicos até trivialidades do cotidiano” alcançou estas novas plataformas.
Ao mesmo tempo ocorreu um certo declínio relativo dos blogs em favor das redes sociais. Muitos blogueiros migraram para as novas plataformas, milhares de outros surgiram, e o contexto do trabalho e o título de “blogueiro” se expandiram no que resultou no termo “influenciador”, ou “influenciador digital“.
Com o surgimento dos “influenciadores”, pessoas que conquistaram grande visibilidade na internet, as marcas têm percebido cada vez mais o potencial que essas pessoas têm para ações de marketing.
A estratégia é simplesmente que o influenciador ou a influenciadora crie conteúdo sobre um produto, e a eficácia dessa estratégia se explica pela confiança dos seguidores no influenciador ou influenciadora, e na capacidade de influenciar as decisões de compra de seus seguidores.
Os resultados muitas vezes podem ser espetaculares, com os maiores influenciadores alcançando desde milhares até em alguns casos milhões de visualizações, de um público já segmentado (quem lê os artigos ou as postagens, e quem assiste aos vídeos, geralmente já estavam procurando por aquele conteúdo).
Ou seja, os influenciadores de sucesso têm um potencial de promover os produtos para uma quantidade muito maior de “compradores em potencial”, do que seria possível com uma campanha de marketing comum. as quais alcançam uma quantidade maior de pessoas aleatoriamente, porém não necessariamente de “compradores em potencial”.